sexta-feira, 17 de maio de 2013

NOTA DE UTILIDADE PÚBLICA AMIB



A AMIB vem alertar e informar a todos os profissionais de saúde que trabalham em unidades de terapia intensiva do Brasil, que uma empresa chamada SOBRATI pretende realizar uma prova de avaliação da certificação do título de especialista em terapia intensiva.
A AMIB é a única associação reconhecida pelo o Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Médica Brasileira (AMB) como representante dos profissionais que atuam nas mais de 2.500 Unidades de Terapia Intensiva em nosso país.
A AMIB também é a única entidade reconhecida pela AMB para realizar o concurso para Titulo de Especialista em Medicina Intensiva.
Esse reconhecimento se deu através do Termo de Convênio assinado entre as duas entidades, que são reconhecidas pelo CFM. Sendo assim a AMIB é responsável pela orientação e fiscalização da forma de concessão e emissão dos títulos, cabendo, ainda à nossa associação elaborar os requisitos técnicos e realizar os concursos para a obtenção do Título de Especialista em Medicina Intensiva Adulto e Pediátrica.  Clique aqui e acessem o nosso Edital. 
A AMIB, juntamente com a ABENTI (Associação Brasileira de Enfermagem em Terapia Intensiva), é a única entidade reconhecida pelo COFEN (Conselho Federal de Enfermagem) para realizar o concurso para Titulo de Especialista em Enfermagem em Terapia Intensiva.
A referida prova da empresa SOBRATI estava agendada para 30 de março de 2013. Assim sendo, a AMIB entrou com uma ação na justiça para a anulação da referida prova (número 0011478-41.2013.8.26.0554) e fez denúncia para CFM e AMB.
A AMB já notificou o Dr. Douglas Ferrari Carneiro, dito presidente da empresa SOBRATI, sobre a questão, solicitando que “faça cessar de imediato a prática das condutas supramencionadas suspendendo a realização do intitulado concurso para a Obtenção de Título de Especialista em Terapia Intensiva”.  A notificação, assinada pelo presidente da AMB, Dr. Florentino de Araújo Cardoso Filho, vai além e diz: “o não atendimento da presente notificação autorizará a entidade NOTIFICANTE a adotar as medidas ético-disciplinares e judiciais aplicáveis ao caso, inclusive na esfera criminal para apuração das responsabilidades envolvidas”. No CFM, o caso foi para o jurídico que encaminhou um oficio para o Conselho Regional de São Paulo, solicitando informações sobre a inscrição.
Sabendo que a empresa SOBRATI remarcou a prova para o dia 23 de maio próximo, estamos novamente tomando as devidas providências para que a mesma não aconteça.
Para evitar que pessoas sejam enganadas com este tipo de fraude, estamos vindo a público com esta nota.
Atenciosamente,
José Mário Teles
Presidente da AMIB

OBSERVAÇÃO: A denominação SOCIEDADE BRASILEIRA DE TERAPIA INTENSIVA está sob litígio, em razão de essa denominação pertencer à Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), uma vez que, nos anos 1980, incorporou oficialmente a antiga SOCIEDADE BRASILEIRA DE TERAPIA INTENSIVA (SBTI), com sede no Rio de Janeiro.
Extraído do Portal AMIB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários deste blog serão moderados antes da publicação, o que representa uma demora na postagem.