segunda-feira, 28 de maio de 2012

RDC 26 - LUTO

 

A publicação da RDC 26 na semana anterior foi considerada por todos os profissionais de Terapia Intensiva como um grave retrocesso. Diversas manifestações contra esta medida ocorreram ao longo dos últimos dias. Aqui pode ser lido texto do Portal AMIB, com as considerações da Presidente do Departamento de Enfermagem da AMIB, Débora Feijó, e neste outro link o posicionamento do Dr. José Mário Teles, Presidente da AMIB. A principal mudança trazida ao texto da RDC 7 pela RDC 26 é a alteração da relação de enfermeiros / leitos, de 1 para 8 anteriormente, para 1 enfermeiros para 10 leitos, e elimina o técnico de enfermagem de apoio. O Departamento de Enfermagem da AMIB tem se mantido em contato com os departamentos das regionais. Segundo o enfermeiro Deusdede Fernandes, Coordenador do Departamento de Enfermagem da SOTIMA, "a mudança representa uma grande perda, com prejuízo na qualidade da assistência prestada ao paciente crítico, e esta medida surge de forma inesperada em plena Semana da Enfermagem, sem que se conheça o processo de negociação". A SOTIMA também está de luto.

Diretoria SOTIMA
Crescimento e Fortalecimento


2 comentários:

  1. devemos estar de luto tb pelo fechamento de 2 utis em sao luis.UTI ADULTO E NEONATAL do Hospital Aliança.Me impressiona a passividade da populaçao e da classe médica desse Estado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Letícia, nós não temos essa informação, vc pode por favor passar mais detalhes para o e-mail da SOTIMA? É de fato motivo para grande preocupação. Grato

      Excluir

Os comentários deste blog serão moderados antes da publicação, o que representa uma demora na postagem.